-----------------------------------------
Prezados,
Agradeço a constante preocupação e ações para melhorar o itinerário do ônibus. Entretanto venho informar que as medidas tomadas ainda não suficientes para uma melhora significativa do nosso sistema.
Hoje é o primeiro dia das mudanças feitas para melhorar a situação dos ônibus. Peguei o linha amarela de 06:40 e cheguei no trabalho (centro) às 09:50. Foram 3 horas e 10 minutos de viagem. Não houve nenhum acidente no trajeto até o centro. O ônibus foi vazio, pois já há um consenso entre os moradores que pegar o zonal sul de manhã é melhor que o linha amarela.
As pessoas que foram hoje no mesmo horário, disseram no ônibus hoje que vâo voltar a pegar o ônibus de 07:00 amanhã. Pelo que pude constatar, não saímos do lugar com essas mudanças. O ônibus de 07:00 vai continuar lotando e saindo as 06:40.
O condomínio Pedra de Itaúna (nosso vizinho) transformou todos os horários de linha amarela para zona sul na parte da manhã. No final da tarde o linha amarela esta se mostrando uma boa opção, mas não na parte de manhã. O horário do pedra de itaúna pode ser encontrado aqui: http://pedradeitauna. org.br/servicos/onibus/46- horarios-dos-onibus
Me pareceu uma medida sensata.
Outra coisa que não foi melhorada, foi a linha EXPRESSA. Passar por dentro da Gávea e Leblon (para 2 pessoas no máximo desembarcarem), para depois ir de volta pela praia não é nem um pouco eficaz e não atende a grande maioria. Digo isso porque vejo isso todos os dias.
Outra melhoria que se pode fazer no itinerário EXPRESSO é passar pelo aterro do flamengo. Quem precisar descer em botafogo pode passar pela passarela subterrânea ali existente. Há realmente a necessidade de pegar o engarrafamento de botafogo? Afinal de contas, a linha é expressa, não é? Isso é adotado por vários condomínios aqui da barra, como: Alfa Barra, Rio 2, ABM, Pedra de Itaúna, Novo Leblon e outros. Por que não no Barra Bali? Principalmente na hora do "RUSH".
Essas são medidas essenciais para o nosso sistema. Acredito com muita convicção que seria melhor para todos chegarem no horário em seus trabalhos.
Entendo que ficamos prejudicados com a separação dos prédios. Compreendo que nossos recursos são limitados. Mas há outros condomínios com o mesmo problema e com menos recursos que os nossos, fazendo o trajeto em muito menos tempo que nós. Então fica a pergunta: "Por que não conseguimos fazer igual?"